segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A escolha do justo.
Resultado de imagem para Jó


A certeza daquele que confia em Deus
                Jó 1:21-22
E disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor .Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus”.
Para você pensar: Será que você não está mais apegado ao que Deus te confiou, do que ao próprio Deus? Qual seria sua reação se Deus te pedisse o que tem de mais valioso, seja bem material ou pessoas? Qual o tamanho da sua confiança em Deus?
Oração de Habacuque:
“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,
ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” Habacuque aqui declara que sua confiança em Deus está acima de qualquer coisa.
Tiago 1:13 “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” Tiago declara que todas as nossas provações tem origem no nosso querer ou seja nossos desejos.
Col 2:3 Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento
.
 Para o Dr Vicktor Frankl judeu prisioneiro de guerra em 1945,
o ser humano não é impelido pelo impulso, mas puxado pelos valores”. Nossos impulsos podem ser dominados mais nossos valores resultam em nossos impulsos.
 A declaração de Jó mostra que quando estamos firmados em Deus nada que é terreno nos abala “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei” porem como diz Tiago “Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça” e I Co 10:13 “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.  Nossa confiança e a alegria não é uma opção, mas uma ordem divina. Não depende de circunstâncias, mas coexiste com a dor. Não é baseada em sentimentos, mas no Senhor Jesus que nos sustenta nas turbulências da vida:
·         Circunstâncias
·         Pessoas
·         Preocupação com bens materiais
·         Ansiedade.
São ladrões que roubam a nossa alegria. Não precisamos viver prisioneiros da ansiedade nem como escravos da ganância. Podemos perdoar as pessoas e confiar no cuidado divino.Podemos experimentar uma alegria real e uma paz profunda. Deus é a fonte dessa alegria e o promotor da paz.
Se a vida é feita de propósitos, então eu posso acreditar que há propósitos para tudo na vida!
Reparem na vida de qualquer pessoa neste planeta e vocês irão encontrar propósitos em suas vidas. Até o ladrão e assaltante sonha com o momento ideal para a realização de seu crime no qual ele pretende se dar bem, sem ninguém ver. Por isso, se esconde na hora do crime, para não ser identificado. Seu objetivo é a conquista do bem ou da coisa, mesmo que por ela tenha de matar, enganar, mentir. Quando ele atinge seu objetivo, ele fica satisfeito.
O principal propósito de Jó era agradar a Deus, por isso é que ele não foi abalado. Se sua base ou propósito estiver em qualquer coisa fora de Deus então você será uma presa fácil pois as coisas tem seus valores relativos isto é seus valores dependem de outros valores (um reconhecimento por exemplo). Quando a vida deixa de ter propósitos, entramos em depressão, perdemos a graça e a vontade de viver e começamos a morrer, Imagine uma pessoa que faz uma faculdade e após quatro anos de estudos ele descobre que sua faculdade não tem valor e que deu lugar a automação, tive um amigo que era foto paginador e trabalhava em uma gráfica e um belo dia ele chegando para trabalhar foi informado de que seria substituído por uma maquina que sua profissão não existia mais.
Nossas escolhas bem como nossas atitudes são baseadas naquilo em que aprendemos e processamos em nosso subconsciente segundo aquilo que aprendemos em nosso seio familiar e as primeiras pegadas de vida, isso nos leva a tomar decisões segundo aquilo que acreditamos e não segundo a bíblia diz, pois este “a bíblia” é o padrão perfeito Jo 8:32 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, este é o padrão perfeito.
Na realidade quando achamos que estamos agindo segundo nossos preceitos e que somos livres na realidade estamos agindo segundo a carne e não segundo o espírito e nosso coração é enganoso  Jr 17:9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”. Na verdade não somos livres mas somos escravos do pecado e da carne o livre arbitre está em escolher a Deus ou não para sermos livres. E Jó era livre quanto a sua escolha não era dominado pelas coisas exteriores.  Jó 2:9-10 “Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios”.
 Toda a vida deve ser vivida:
Mateus 6
·         Sob a autoridade de Deus: Pai nosso que estas nos céus santificado seu Teu Nome.
·         Para a glória de Deus: porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
·         Na presença de Deus: Venha nós teu reino.
 II Coríntios 4:17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.











0 comentários:

Postar um comentário